Bem vindo ao blog Cidadãos do Bairro Cruzeiro!

Sugestões de postagens são bem vindas.

Envie para infoamoreiro@gmail.com





segunda-feira, junho 13, 2011

Premiação VIVA O MERCADO! Trocando em miúdos, o que queremos p/ o Mercado

Prezado(a) arquiteto(a)


As Associações parceiras, Amoreiro (Cidadãos do Cruzeiro), Acomec (Comerciantes do Mercado) e IAB-MG gostariam de convidá-lo a participar de uma espécie de “brain-storm” sobre soluções sustentáveis de revitalização para o Mercado do Cruzeiro.

Abaixo repetimos o link do blog do IAB-MG onde você poderá encontrar o edital completo da Premiação VIVA O MERCADO!

Como leigos, a Amoreiro e a Acomec gostaria de incentivá-los nesta prática de criação para meta-projetos, explicitando, em miúdos, o que realmente gostaríamos que a revitalização do Mercado contemplasse, a saber:

• Área de convivência p/ prática de esportes e atividades artístico culturais (praça), no local onde hoje é o estacionamento do Parilla.
• Vagas de estacionamento em solução bacana que poderia ser subterrânea (?), prédios junto aos taludes(?), outras soluções (????) Achamos que 800 vagas seriam suficientes
• Centro gastrônomico em mezzanino privilegiando "economia criativa" e vocação turística, boêmia e artístico cultural do mercado ( bares, cafés, lan houses), espaço para aulas de culinária, pequenas recepções e coffee breaks, um auditório para palestras ou exibição de filmes, etc.
• Reforma interna e externa do prédio do Mercado ( solução criativa para revestimentos, pisos, placas e layout dos boxes e lojas. Cuidados com a parte hidráulica e elétrica e programação visual dos espaços de área comum.
• Criação de espaço para atividades sociais, voltadas para a formação de mão de obra e profissionalização dos adolescentes das vilas do entorno, focado na reciclagem do lixo que o próprio mercado produz ( oficinas de papel artesanal, marcenaria, etc)
• Integração com o Parque Amilcar Vianna

No Parque Amilcar Vianna:

• Estrutura para aproveitamento do espaço para prática de atividades físicas e outras modalidades esportivas (como o Tai chi, por exemplo)

• Liberação dos prédios existentes e adequação do parque para atividades artístico culturais ( Biblioteca, bancos para leitura, anfi-teatros, casa de chá, pista para caminhada ou jogging, aproveitamento dos taludes com projetos paisagísticos enriquecedores

• Estrutura de banheiros e cozinha para recepções e pequenos eventos

Edital completo da Premiação VIVA O MERCADO! no blog do IAB/MG:



Participe! Ajude-nos a não perder aquele precioso espaço para a ganância desenfreada do “Capital”!