Bem vindo ao blog Cidadãos do Bairro Cruzeiro!

Sugestões de postagens são bem vindas.

Envie para infoamoreiro@gmail.com





quarta-feira, março 02, 2011

Saiba tudo sobre a Audiência Pública

Audiência Pública sobre Mercado Distrital do Cruzeiro marca importante apoio da Câmara Municipal aos anseios do moradores do Bairro
O encaminhamento final da prestigiada Audiência Pública conduzida pelo Vereador Arnaldo Godoy (PT) ontem, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, sobre o futuro do Mercado Distrital do Cruzeiro, foi  conseguir da  Prefeitura de Belo Horizonte - ali representada pelo  Secretário de Gestão  Administrativa Hipérides Ateniense -  o compromisso  com a abertura de um canal de comunicação entre a PBH e os moradores do bairro Cruzeiro, sobre o projeto de revitalização do Mercado, de maneira  a escolherem um projeto que não traga mais impactos ao já combalido sistema de mobilidade urbana da região.
Hipérides  Ateniense abriu o debate afirmando que a Prefeitura ainda não se definiu pelo único e  polêmico  projeto apresentado durante  Manifestação Pública de Interesse, pela Santec  Engenharia. O projeto em questão  tem sido alvo de muitas críticas por  sua magnitude, sendo  considerado por moradores e instituições  como “super dimensionado” para o local .   Ateninense afirmou que na visão da Prefeitura,  embora o  projeto apresente “qualidades”,  estudos de viabilidade ambiental,  viário, econômico e arquitetônico ainda serão realizados antes que a PBH se manifeste favorável à sua implantação. As colocações do Secretário ensejaram réplicas por parte da Presidente do IAB/MG, arquiteta Cláudia Pires, do Presidente do SINARQ, Eduardo Fajardo,  dos vereadores Léo Burgues, Sérgio Fernando, Adriano Ventura, Iran Barbosa, Caixeta, Preto, Arnaldo Godoy e também da Presidente da Associação dos Cidadãos do Bairro Cruzeiro, Patricia Caristo, sobre o ponto mais importante de toda esta discussão: a necessidade de ouvir os principais interessados, ou seja, os moradores do bairro Cruzeiro quanto ao projeto que melhor lhes atenda e que “solucione os problemas ao invés de agravá-los” , no dizer do Vereador  Léo Burgues.
A presidente do IAB/MG, Cláudia Pires, contestou a necessidade de realizar estudos de impactos viários do projeto vencedor da PMI 05/2010  já que a posição de rejeição ao projeto tem sido reiteradamente afirmada e confirmada pelos moradores do bairro através da  associação legitimamente eleita para representá-los, a Associação dos Cidadãos do Cruzeiro – Amoreiro.  Cláudia Pires lembrou que o melhor instrumento para a escolha de projetos de revitalização como o que se propõe para o Mercado do Cruzeiro são os concursos, e, foi além: “para a idealização desses projetos é necessário que todos os arquitetos  tenham em mente as características que precisam ser preservadas e todas as outras condicionantes, como a questão da mobilidade urbana e possíveis impactos para que possam ser estudadas soluções pertinentes, o que resulta em  projetos aceitáveis. Neste sentido, ninguém melhor que os moradores de um bairro para identificar as necessidades que o projeto precisa contemplar. Isto é muito diferente do que impor um projeto alienígena e indigesto para uma população que começa a sentir-se impotente diante da ditadura do econômico sobre o humano” ressaltou.
O presidente do SINARQ, em concordância com as colocações de Cláudia Pires, fez considerações sobre a importância histórica e social do Mercado Distrital do Cruzeiro, ressaltando as qualidades do projeto de autoria do já falecido e consagrado arquiteto Éolo Maia, que “conseguiu criar em uma estrutura que lembra um galpão,  um prédio de excelentes qualidades arquitetônicas, inovador, cuja escala volumétrica e o gabarito de sua altura são totalmente compatíveis  e adequados, ao  liberar  espaços livres e fruição das visadas urbanas. Traduzindo em miúdos, disse ele,  viva o “galpão” criado por Éolo, talvez o mais conhecido e renomado arquiteto mineiro além das montanhas,  pois abriga atividades exitosas, incentivando uma indiscutível e saudável sociabilidade em seus espaços livres e arejados”.

Patricia Caristo, presidente da Associação dos Cidadãos do Bairro Cruzeiro/ Amoreiro, contestou recente declaração do Secretário Hipérides Ateniense que minimizava a importância do Mercado Distrital do Cruzeiro como  canal de abastecimento. Em sua fala ressaltou o valor inestimável do Mercado Distrital  como patrimônio turístico e social, local de encontro de pessoas de todas as idades e classes sociais, referência geográfica e sentimental do bairro e fundamental espaço a ser preservado com todas as suas atuais características. Afirmou que os moradores do bairro desejam que o mercado passe por processo de revitalização e que seja  criado, no espaço onde hoje funciona o estacionamento do mercado, uma grande praça arborizada com equipamentos de lazer para a população do bairro no lugar do mega empreendimento proposto pela Santec Engenharia.  Disse que um  projeto adequado pode transformar o atual mercado em  ponto turístico ainda mais  relevante  visando a Copa do Mundo,  resistindo ao empreendimento que transformaria toda a área do Mercado em uma imensa edificação de concreto.  Para concluir, a presidente da Amoreiro dirigiu-e ao Secretário afirmando:  “a área do mercado não é apenas pública. Ela é do povo que paga os impostos. Consideramos aquela área como nosso espaço. Uma espécie de “quintal” dos moradores do bairro.Alguém pode construir em um terreno antes de perguntar aos seus legítimos proprietários se eles estão de acordo, levantando também que  tipo de edificação lhe atende?”
As colocações da representante foram reforçadas e legitimadas por todos os vereadores que prestigiaram a Audiência. Unanimemente os vereadores se manifestaram favoráveis a um canal de comunicação aberto entre a Prefeitura de Belo Horizonte e os moradores do Cruzeiro.
 Além disso os vereadores levantaram importantes questionamentos sobre os destinos das áreas públicas nas grandes cidades. Em suma disseram que estas poucas áreas devem servir à cidade e a seus moradores em sua necessidade de áreas verdes e de lazer. 
 Depois da audiência vários vereadores se manifestaram em seus twitters  em favor da escolha de um projeto que leve em consideração as necessidades, os anseios e as aflições dos cidadãos do Bairro Cruzeiro e da cidade como um todo. Confiram seus posts:
www.twitter.com/LeoBurgues :Hoje, dia 01 de março, retomamos a todo vapor as reuniões Ordinárias na CMBH. Muito ânimo de toda a Casa para o melhor de Belo Horizonte!
www.twitter.com/LeoBurgues: É importante preservarmos espaços como o MercadoDistritaldoCruzeiro. Uma questão de cidadania da comunidade e dos poderes público e privado.
www.twitter.com/arnaldogodoy : Hoje, audiência pública que solicitei à Câmara sobre mudanças no Mercado do Cruzeiro. Abaixo a técnica. Queremos a prevalência do humano
www.twitter.com/arnaldogodoy : O êxito de um projeto urbano é resultado do diálogo entre população e Poder Público. O Cruzeiro precisa se manter mobilizado.
www.twitter.com/sergiofernandop : Audiência sobre o mercado do cruzeiro. Solidário com os moradores da região. Queremos conhecer os impactos do projeto.

 www.twitter.com/iranbarbosa: O MercadoDistritaldoCruzeiro é uma prova do poder do Twitter. Foi através dessa ferramenta q pude conhecer d perto a opinião dos moradores
 www.twitter.com/adrianoventura : @arnaldogodoy parabéns Arnaldo. Vc conduziu brilhantemente a audiência. O recado foi dado: a PBH precisa ouvir mais!
 www.twitter.com/adrianoventura: Na audiência tenho a honra de sentar ao lado do vereador @arnaldogody Ele é o autor do pedido de audiência. http://plixi.com/p/80884535 ( foto da audiência)
www.twitter.com/cmbhinforma: MERCADO DO CRUZEIRO | Audiência pública discute destino do local http://migre.me/3YjT0