Bem vindo ao blog Cidadãos do Bairro Cruzeiro!

Sugestões de postagens são bem vindas.

Envie para infoamoreiro@gmail.com





sexta-feira, março 18, 2011

O desafio de gerir a inovação

Crédito: Mariana Coan


Perpetuar a inovação em uma empresa que é reconhecida justamente por esse atributo, como é o caso da 3M, pode parecer simples, mas a verdade é que representa um desafio tremendo. A partir do momento em que se entende que não há inovação sem idéias e não há idéias sem que haja liberdade para criar, chega-se a duas importantes premissas da gestão da inovação: 1) encoraje seus funcionários a exercer sua iniciativa e 2) deixe-os executar seu trabalho à sua maneira.


Liberdade e autonomia são fundamentais para que funcionários possam responder de forma positiva e contribuir para a inovação e para o crescimento da empresa. Um bom líder está sempre atento à construção e à manutenção desse ciclo virtuoso. Para isso, é importante zelar por um ambiente com condições e recursos apropriados para o trabalho. Isso envolve o cultivo à transparência, à comunicação, à ética e à confiança. O resultado desse esforço são colaboradores motivados, que se sentem parte do sucesso da companhia e que sabem o quão preciosas são suas idéias.


Liberdade e autonomia no trabalho são essenciais para inovar

A gestão da inovação também é composta pelo exercício, incentivado e praticado pelas lideranças, de pensar “fora da caixa”. E, mais uma vez, sem liberdade e autonomia isso se torna inviável. Pensar e criar de forma inovadora não combina com processos engessados, com estruturas retrógradas e com funcionários pressionados. Há que se equilibrar objetivos e metas para criar um ambiente propício à inovação.


Dentro de um contexto de valorização constante das idéias, é imprescindível que um líder atento garanta a tolerância ao erro. Isso significa, em essência, respeitar a dignidade e o valor de todos os indivíduos. A história da 3M é marcada por exemplos de sucesso que nasceram não apenas de boas idéias, mas de erros que foram corrigidos e que se tornaram iniciativas exemplares e inéditas. Haja vista o caso do Post-it, um dos principais destaques de nosso portfólio e que, até hoje, representa a inovação e o pioneirismo residentes no DNA da nossa companhia.


Luigi Faltoni é diretor-presidente da 3M do Brasil
Publicado em Você S/A - Edição 0126
link para esta matéria:
http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/desafio-gerir-inovacao-510154.shtml